skip to Main Content
Como Acabar Com Conflitos Em Condomínios De Uma Vez Por Todas

Como acabar com conflitos em condomínios de uma vez por todas

Já não consegue mais evitar as discussões e os problemas? Quer saber como resolver brigas entre condôminos de uma vez por todas? Hoje você saberá como acabar com conflitos em condomínios de uma vez por todas!

Os conflitos em condomínios são problemas comuns de qualquer síndico. As pessoas em um edifício estão sujeitas à convivência com outras que possuem valores e personalidades diferentes. Por este motivo, o síndico deve desenvolver habilidades de mediação e outras práticas para tornar a vida condominial e sua gestão mais tranquila.

E, às vezes, evitar os conflitos já é uma tarefa quase impossível. Por isso, ações mais objetivas precisam ser realizadas!

Informe os condôminos sobre seus direitos e deveres

O Código Civil, o regimento interno e a convenção de condomínio são leis condominiais que trazem uma série de normas a respeito dos direitos e deveres dos moradores e condôminos. Muitas confusões ocorrem pelo fato de que eles não têm completo conhecimento sobre suas obrigações e permissões.

Portanto, como acabar com conflitos em condomínios? O síndico pode se valer de práticas que informem a todos sobre os direitos e deveres no condomínio. O aluguel de vaga de garagem, por exemplo, costuma ser uma prática proibida em muitos edifícios, mas ainda assim muito comum e realizada.

A Lei do Silêncio vale para qualquer hora do dia, uma vez que ela estabelece limites de ruídos conforme o horário. Entretanto, o senso comum acredita que ela se aplica somente à noite.

Em suma, o desconhecimento sobre as normas gera muitos conflitos em condomínio.

Tenha um livro de ocorrências

O livro de ocorrências é um livro que registra diversas situações que ocorrem no condomínio, como conflitos entre moradores por causa de barulho, sugestão de melhoria, solicitações sobre as áreas comuns do prédio, dentre outras. Em geral, ele fica na portaria ou com o zelador, e pode ser utilizado por qualquer usuário do edifício.

Ele é um importante canal de comunicação com o síndico ou com a administradora para que tenham ciência do que ocorre no prédio. Assim, é possível monitorar a frequência e a natureza dos conflitos. Após a análise, é mais fácil saber como acabar com conflitos em condomínios.

A grande vantagem do livro de ocorrências é que o síndico sabe o que acontece no condomínio mesmo com sua ausência. Assim, ele pode tomar as melhores atitudes para resolver os problemas posteriormente.

Faça materiais educativos

Uma boa forma de eliminar os conflitos em condomínio é fazer materiais educativos para os usuários de forma a ensiná-los sobre as regras.

Neste ponto, também se nota a importância do livro de ocorrências. A partir do momento em que o síndico sabe quais atitudes desencadeiam as confusões no edifício, pode preparar materiais educativos específicos sobre a maior demanda do condomínio.

O material pode vir por meio de blog ou impresso (afixado em área comum ou enviado individualmente a cada morador), mas, se o síndico preferir, pode convocar assembleias de condôminos para discutir as situações e educar o público.

Além de adotar essas importantes práticas de como acabar com conflitos em condomínios, o síndico deve desenvolver habilidades de mediação para lidar com os diversos interesses dos condôminos. A presença de uma administradora também pode aliviar a questão.

Que tal aprender a desenvolver uma gestão socioambiental no seu condomínio e gerar economia?

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a Campo Belo! Nós temos as soluções que você precisa para aprimorar a gestão do seu condomínio!

Sucesso e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top