skip to Main Content
COMO DESENVOLVER UMA GESTÃO SOCIOAMBIENTAL NO CONDOMÍNIO E PROPORCIONAR ECONOMIA

COMO DESENVOLVER UMA GESTÃO SOCIOAMBIENTAL NO CONDOMÍNIO E PROPORCIONAR ECONOMIA

Você já pensou nos benefícios que desenvolver uma gestão socioambiental no condomínio pode trazer para a sua gestão?

Um dos temas mais discutidos e que, por consequência se faz imprescindível na execução de qualquer negócio é a responsabilidade ambiental.

Se você quer criar uma imagem positiva diante do seu cliente e colocar o seu negócio na rota da evolução, é importante considerar que a era da energia renovável está s estabelecendo cada vez mais e conquistando cada vez mais pessoas.

Entretanto, ainda existem administradores e empresários que consideram o assunto como uma moda ou algo que não tem uma real importância. Nesses casos, é preciso ir além e discutir os benefícios que a adoção de práticas socioambientais pode trazer ao condomínio, algo que reflete na economia de forma direta.

Se há 10 anos ainda era difícil encontrar latas de lixo coloridas, prontas para receberem lixo separado para reciclagem, hoje isso já é extremamente comum – e deve ser ainda mais presente em condomínios.

Carros elétricos já estão presentes no mercado e podem ser recarregados pelo atrito das rodas com o asfalto, com energia solar e eletricidade, ao serem conectados em tomadas.

A redução do desperdício de água e o uso consciente dos recursos deve ser algo frequentemente colocado em pauta pelas empresas, a fim de obter novas fatias do mercado e manter aquelas que já possui.

Vamos aprender?

DICAS PARA DESENVOLVER UMA GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

Quando falamos em desenvolver uma gestão socioambiental eficiente, estamos falando em utilizar um conjunto de práticas que não agridem o meio-ambiente e ainda trazem economia para o condomínio, sua administração e os seus moradores.

Nesse caso, podemos citar as formas mais conhecidas – ainda que não sejam comumente encontradas por aí:

USANDO A ENERGIA SOLAR

Incentive os moradores e funcionários a utilizarem a iluminação natural. Se necessário, tente fazer algumas adaptações nas áreas comuns para que a iluminação possa ser melhorada – mas não se esqueça de garantir espaços com sombra e ventilação para dias mais quentes.

A realização de tarefas diárias não necessita da utilização de lâmpadas para a iluminação, já que o sol estará brilhando. Comunique os moradores sobre essa possibilidade e destaque a importância de economizar energia elétrica.

É uma boa ideia investir em infográficos que demonstrem como a água é necessária para a produção da maior parte da energia elétrica do país e como podemos poupar o seu uso contribui para o meio-ambiente.

Destaque também que, através de práticas conscientes, é possível reduzir o valor das contas a pagar consideravelmente.

Invista também na captação de energia solar para aparelhos que utilizam energia elétrica. a colocação de painéis fotovoltaicos sobre os prédios e em áreas estratégicas fará a captação da luz solar.

ÁGUA DE REUSO

Faça investimentos para a coleta da água da chuva, que poderá ser utilizada para regar as plantas e lavar áreas comuns. A água tratada também poderá ser utilizada para a lavagem de roupas e banhos, por exemplo.

Com essas dicas, você poderá desenvolver uma gestão socioambiental eficiente no seu condomínio.

Que tal começar hoje mesmo? Comece conversando com os moradores!

Em caso de dúvidas, converse com a Campo Belo. Será um prazer ajudá-lo!

Saiba como garantir uma gestão de sucesso para o seu condomínio.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top