skip to Main Content
CONHEÇA AS RESPONSABILIDADES DE UM SÍNDICO E GARANTA UMA GESTÃO DE SUCESSO

CONHEÇA AS RESPONSABILIDADES DE UM SÍNDICO E GARANTA UMA GESTÃO DE SUCESSO

Você conhece as responsabilidades de um síndico?

Se você quer se tornar um síndico, saiba que essa é uma profissão que, dentre muitas funções, precisa agir como um representante direto e indireto do condomínio.

E, por isso, as responsabilidades do síndico vão muito além de simplesmente ‘liderar’ os condôminos e receber por isso.

A princípio, o cidadão que deseja se tornar um síndico precisa estar atento ao Código Civil de 2002, onde as funções do síndico estão claramente estabelecidas e disponíveis para a consulta.

Além dessas funções, o cidadão também pode consultar as penalidades que um síndico poderá enfrentar, caso não cumpra todas as obrigações.

LIDERE

De fato, a função mais conhecida do síndico é representar os interesses dos moradores. E essa é uma das responsabilidades da profissão que mais requerem atenção, pois, é necessário que o síndico seja capaz de desenvolver sua empatia e equilibrar o senso de prioridade dos condôminos com as necessidades reais e urgentes do condomínio.

Aprimorar as capacidades de liderança é um passo primordial para que o síndico possa realizar um trabalho realmente efetivo e obtenha sucesso na profissão. Um dos elementos que compõem uma boa liderança é a habilidade de identificar problemas ou situações e ocorrências que podem ser melhoradas durante a sua própria gestão.

Manter-se inerte aos acontecimentos e aceitar que ‘em time que está ganhando não se mexe’ é, sem dúvida alguma, um erro grave que leva à permanência em uma zona de conforto.

E como evitar esse tipo de situação?

  • Escute os moradores

Se os condôminos estão comentando sobre um problema ou algo que pode ser melhorado, preste atenção. Dificilmente os comentários serão completamente em vão. É importante saber o que aproveitar daquilo que é dito.

  • Promova a contribuição de ideias

Trabalhe na comunicação e invista em projetos que farão com que os moradores se engajem em forma de comunidade. Através da contribuição de ideias, fica mais fácil identificar maneiras de minimizar problemas e otimizar a vida de todos.

Realize reuniões semanais ou quinzenais com o conselho e a administração.

Outra função que um síndico deve realizar com sucesso é a cobrança dos inadimplentes. Abordagens agressivas, com base no novo código civil, e ameaças podem não ter a efetividade desejada e acabam por comprometer a imagem do profissional diante dos condôminos.

TERCEIRIZE

As responsabilidades do síndico também incluem saber delegar atividades.

É essencial que o síndico não se sobrecarregue com todo tipo de atividades, incluindo a contabilidade ou outros fatores relacionados à administração. A melhor saída é contratar os serviços de um contador especializado e que entenda as necessidades do seu condomínio. Dessa forma, você garante que todas as contas sejam pagas de forma correta e que exista uma otimização do uso de recursos financeiros.

Por consequência, o síndico adquire mais tempo para cuidar de funções que realmente devem ser realizadas por ele e, de maneira alguma, devem ser terceirizados.

A tomada de outras decisões pode ser delegada a comissões criadas para assuntos específicos, como lazer e segurança, por exemplo.

No caso de decisões complexas e que irão refletir diretamente nas questões financeiras devem ficar a cargo da assembleia. Os condôminos devem ficar responsáveis apenas por assuntos que envolvem o dia a dia.

Apesar disso, consultá-los é sempre uma boa ideia. Mas lembre-se: você é o líder e os moradores esperam que você tome as decisões. Um bom líder deve sempre ouvir.

ORGANIZE-SE

A organização deve ser parte da rotina do síndico. Administrar um condomínio requer o arquivamento de diversos papéis. Logo, não adianta nada odiar os processos e deixar os documentos acumulados por toda parte. Arquive o que precisa ser arquivado e tenha total certeza de onde encontrar cada item.

Parte da organização envolve perceber o que precisa de manutenção. Portanto, garanta que todo o condomínio esteja em pleno funcionamento e faça registros semanais do status de tudo.

Se você seguir essas dicas, o seu condomínio obterá sucesso e a sua gestão será mais fácil.

Aplique os novos conhecimentos e garanta a satisfação total dos seus moradores.

Se ainda existirem dúvidas, entre em contato com a Campo Belo. Será um prazer ajudá-lo!

 

Sucesso e até logo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top