skip to Main Content
DICAS PARA SÍNDICO – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA PARA SE TORNAR UM!

DICAS PARA SÍNDICO – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA PARA SE TORNAR UM!

Quer ser um síndico? Saiba que essa não é uma tarefa fácil! Mas é aquela velha história: “alguém tem que ser”.

Se esse é o seu caso, há alguns pontos que você precisa saber antes de assumir a função. Mas não se preocupe, continue lendo este post e tire todas as suas dúvidas com as nossas dicas para síndico!

Apresentar habilidades importantes é essencial!

Uma das melhores dicas para um síndico é: não embarque em uma função para a qual não tem conhecimento. É muito importante que o candidato apresente algumas habilidades básicas para fazer uma boa gestão. Veja algumas delas:

  • Ter conhecimento sobre as necessidades e o funcionamento do condomínio;
  • Ter disponibilidade e tempo para exercer as funções, se relacionar com os moradores, orientar os funcionários e outras tarefas;
  • Ter o mínimo de conhecimento sobre administração, orçamentos e leis aplicáveis aos condomínios;
  • Ter boa organização, o hábito de escutar e habilidades de conciliação.

Há também um requisito que tem sido cobrado em muitos condomínios, inspirado na Lei Ficha Limpa. Seguindo essa lógica, alguns candidatos não podem ser eleitos, se possuírem condenações criminais ou protestos em seu nome, dentre outras coisas. Isso serve para coibir irregularidades na administração.

Se você possui essas características, o próximo passo é preencher os requisitos legais!

Preencher os requisitos legais é uma das mais importantes dicas para síndicos

O Código Civil Brasileiro, no artigo 1.347, dispõe que o síndico pode ser condômino, embora não seja obrigatório. O síndico pode ser reeleito e seu mandato é de 2 anos. À primeira vista, então, qualquer um pode ser síndico, mas existe uma grande discussão a respeito do inadimplente poder ou não exercer a função.

De acordo com o artigo 1.355 da mesma lei, a participação e a votação nas assembléias de condôminos são permitidas ao condômino quite, que não é um devedor. Por causa disso, há um entendimento que o inadimplente não poderia ser síndico, uma vez que não pode participar e votar.

Não há um consenso a respeito do tema, já que há juristas que acreditam que vale o disposto no artigo 1.347. Vale o que estiver estabelecido na Convenção de Condomínio.

Quer dicas para resolver essa questão? Seja adimplente e ficha-limpa.

Seja eleito

Uma das mais óbvias dicas para síndico é ser eleito. A eleição é realizada em assembleia de condôminos, na forma e prazo dispostos na convenção condominial. Na prática, a convocação é realizada em até 10 dias antes do evento, por edital fixado nos locais de circulação de condôminos (áreas comuns) ou por notificação individual (e-mail ou notificação impressa).

Em qualquer caso, deve haver uma exposição do motivo da convocação, que é a eleição de síndico. Há locais que convocam com maior antecedência, para que os candidatos exponham suas propostas, discutam melhorias e montem suas chapas.

Para eleger um síndico, valerá o quórum estabelecido na convenção de condomínio. Caso não haja disposição neste sentido, vale o quórum geral: maioria dos condôminos presentes. Cada voto equivale à fração ideal: se Maria possua dois apartamentos, seu voto terá o peso das frações desses apartamentos, pois ela estará representando as duas unidades.

Aproveite algumas dicas para desenvolver uma gestão socioambiental no condomínio!

As dicas para síndicos são simples e, quando cumpridas, facilitam o caminho do candidato para ser eleito o gestor do condomínio. O importante é ter em mente o desejo de realizar uma boa gestão, o que é facilitado com a ajuda de parceiros, como uma administradora.

Se você ainda possui dúvidas, não deixe de contatar a Campo Belo. Será um prazer ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top