skip to Main Content
O Condomínio Deve Se Responsabilizar Por Roubos E Furtos?

O condomínio deve se responsabilizar por roubos e furtos?

Será que o condomínio deve se responsabilizar por roubos?

Essa é uma dúvida recorrente dos moradores de condomínios. Não é incomum que aconteçam problemas entre os condôminos. Porém, dependendo da gravidade dos assuntos, algumas coisas podem se tornar casos de polícia e o condomínio deve se responsabilizar por roubos, se assim for determinado pela justiça.

Apesar de, cada vez mais, as empresas que administram condomínios investirem na segurança dos moradores, é inevitável que crimes aconteçam.

Todos estamos sujeitos a passar por esse tipo de situação. Porém, algumas situações podem ser evitadas. E quando não são? O que acontece? O condomínio deve se responsabilizar por roubos?

Não. O condomínio não deve ser responsabilizado por roubos ou furtos, independentemente de onde estes aconteçam. Se um morador tiver seu carro roubado, por exemplo, ele mesmo deverá arcar com o prejuízo.

Entretanto, é preciso ficar atento às exceções. Se houver previsão expressa na convenção de que o condomínio assumirá responsabilidade por furtos, então o condomínio pode se responsabilizar por roubos.

E O QUE FAZER?

Duas possíveis soluções para a administração do condomínio evitar esse tipo de problema e garantir o bem-estar dos moradores é a instalação de câmeras de segurança e o investimento na comunicação com os moradores.

A instalação de câmeras pelo condomínio é sempre uma boa ideia. A vigilância em tempo integral das áreas comuns cria a sensação de segurança e deve inibir quaisquer condutas imorais.

Quanto à comunicação, é de vital importância investir na integração dos moradores. Uma comunidade unida e bem instruída dificilmente irá enfrentar problemas como furtos e roubos entre seus próprios cidadãos.

Por isso, trabalhe a comunicação e desenvolva uma relação amigável com todos. Tenha a certeza de que as informações estarão 100% claras, não dando margem às possibilidades de mal entendimentos.

Agora você já sabe que o condomínio não deve se responsabilizar por roubos e furtos, exceto se essa responsabilização constar no estatuto

Invista nas boas práticas e garanta uma boa gestão do seu condomínio. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Campo Belo. Será um prazer falar com você!

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top