skip to Main Content
O Que Uma Administradora De Condomínios Faz?

O que uma administradora de condomínios faz?

Essa é uma pergunta recorrente, seja por parte dos condôminos ou até mesmo dos síndicos. Saber o que uma administradora de condomínios faz pode ser o diferencial entre um condomínio bom e ruim, assim como a gestão. Quer saber o porquê?

A relação entre a administradora de condomínios e o síndico

Hoje, para ser síndico, o escolhido não precisa ter conhecimentos muito profundos sobre a contabilidade ou administração. Contudo, a falta de entendimento sobre os processos contábeis e administrativos pode culminar em problemas sérios, que afetam todos os moradores, a gestão do síndico e até mesmo a sua imagem como um profissional, algo que também se reflete na percepção do condomínio diante da comunidade.

O síndico, quando deseja adquirir mais tempo para gerenciar as tarefas do condomínio, ou mesmo garantir maior confiabilidade e precisão nas questões contábeis, pode recorrer à administração profissional de condomínios.

Essa parceria é bastante comum, e acaba por ser extremamente lucrativa para ambas as partes, sem falar dos benefícios que os condôminos adquirem, justamente por conta dos motivos já citados acima – confiabilidade, precisão e aquisição de tempo útil por parte do síndico.

O que uma administradora de condomínios faz?

Primeiramente: não, a administradora de condomínios não faz todo o trabalho do síndico. Essa crença existe, principalmente, por conta de alguns moradores, que tecem reclamações a gestões devido ao fato de que os síndicos muitas vezes contratam administradoras de condomínios e, na visão destes mesmos condôminos, o tempo que sobra não é utilizado para o trabalho.

Independentemente disso, essa situação pode variar de síndico para síndico e de como o profissional realiza o seu serviço. O ponto é: uma administradora de condomínios facilita o trabalho dos síndicos em diversos aspectos.

A administradora de condomínios lida com toda a contabilidade que o síndico precisaria cuidar, caso esse tipo de empresa não existisse. Além disso, a administração vai além, e cuida de outras áreas do condomínio também. Questões jurídicas, administrativas e gestão de recursos humanos integram o que uma administradora de condomínios faz.

Em detalhes:

A administradora de condomínios gerencia arquivos administrativos, bem como dados dos moradores e outros processos digitais, além prestar suporte para atendimento dos moradores e para que assembleias sejam realizadas, além de também cuidar de sistemas de segurança e do gerenciamento das áreas comuns.

O síndico, normalmente, ficaria responsável por cuidar de todas essas tarefas. É claro que ele ainda pode realizá-las normalmente, e delegar toda a parte contábil e jurídica para as administradoras. Mas, ainda é possível efetuar a gestão do consumo de energia elétrica, água e outros bens preciosos do condomínio.

Questões como a contratação, demissão e outras tarefas pertinentes aos Recursos Humanos e aos funcionários contratados pelo condomínio também ficam a cargo da Administradora de Condomínios, que é especializada nessas áreas, retirando também  a responsabilidade dos ombros do síndico.

Toda a legislação cabível dentro da administração de condomínios, consultorias trabalhistas, fiscais e tributárias, além de suporte e consultoria para questões como a criação da convenção, emissões de documentos como a notificação judicial ou extrajudicial, além de acompanhar a situação de moradores inadimplentes, bem como cobranças judiciais, entre outros pontos, também compõem o que uma administradora de condomínios faz.

O que os moradores ganham

A certeza de que o dinheiro pago através de taxas retorna da forma ideal, com uma empresa especializada cuidando de todos os aspectos que envolvem o condomínio, além da sensação de segurança por parte da gestão do síndico, que torna tudo isso possível.

Conscientize os seus moradores sobre o que uma administradora de condomínios faz e garanta essa facilidade para a sua gestão.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Campo Belo. Você sempre pode contar conosco para administrar o seu condomínio!

Aproveite e confira os 7 problemas que todo condomínio enfrenta!

Sucesso e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top